Review detalhada do storage NAS rackmount TS-EC1280U: Confira desempenho, recursos e vantagens para empresas em armazenamento e backup de dados.
O Qnap TS-EC1280U é um NAS rackmount 2U que possui 12 baias para hard disks/SSDs SATA 3,5”/2,5”, processador Intel Xeon E3 Quad Core de 3,4 GHz, 4 GB de memória DDR3 ECC (que pode ser expandida para até 32 GB) e armazenamento máximo de 240 TB. Esta unidade é equipada com quatro portas LAN Gigabit, duas portas 10 GbE SFP+, slots PCIe para expansão de rede e cache SSD, e também portas USB 3.0 para um rápido backup externo. Este servidor de armazenamento foi criado para centralizar arquivos, facilitar o backup de dados de forma centralizada e lidar com cargas de trabalho de virtualização em ambientes empresariais. O gabinete rackmount permite uma fácil integração aos racks padrão, e os compartimentos possibilitam a troca de discos sem interromper as aplicações em funcionamento. O TS-EC1280U é uma solução que contorna as limitações dos servidores tradicionais, oferecendo alta disponibilidade e escalabilidade para funções como file server, backup de estações, armazenamento de bancos de dados, virtualização (VMware, Hyper-V, Citrix) e integração com nuvem privada ou híbrida,...
Ambientes com riscos de inatividade precisam de soluções que minimizam as perdas e recuperam dados. O TS-EC1280U oferece recursos como arranjos RAID (0, 1, 5, 6, 10, 50, 60) e fontes de alimentação redundantes, tudo isso para buscar uma maior resiliência do sistema. Quatro portas LAN integram agregação de link (LACP) e failover, além de minimizar o impacto de falhas nas conexões de rede. No nosso teste, a substituição de hard disks com defeito foi realizada sem que os usuários perdessem o acesso aos arquivos, o que foi bastante impressionante em termos de eficiência. A unidade possui snapshots automáticos dos volumes contra a corrupção de dados, ataques de ransomware e permite a restauração de versões anteriores. Assim, as equipes de TI conseguem manter as operações essenciais em funcionamento mesmo diante do inesperado, graças a múltiplos caminhos de acesso e redundância física. Além disso, o dispositivo ajuda a manter os negócios em funcionamento e diminui o tempo médio de recuperação após um incidente.
Não raro, projetos que demandam alta performance esbarram em limitações do storage quando este não consegue lidar com o volume de operações simultâneas. O TS-EC1280U é equipado com um processador Intel Xeon E3, possui memória ECC que pode ser expandida para até 32 GB e oferece suporte a cache SSD, o que acelera as leituras e gravações em bancos de dados, máquinas virtuais e arquivos de grande porte. O equipamento atinge mais de 2.000 MB/s (leitura) e 1.900 MB/s (gravação) em ambientes otimizados. Duas portas 10 GbE SFP+ garantem que não haja gargalos em redes de alta velocidade, e a arquitetura PCIe possibilita a instalação de placas adicionais para tiering de storage ou para expansão da rede. A virtualização de servidores ocorre com VMware ou Hyper-V nas aplicações diárias teve um desempenho constante mesmo com várias cargas simultâneas. Ainda que workloads exigentes possam necessitar de upgrades de memória ou cache, a unidade oferece um desempenho superior à média em aplicações corporativas.
Não é preciso esperar ser vítima de uma falha ou ataque para entender a importância do backup automatizado e da replicação remota. Muitas empresas lidam com a perda de dados devido a falhas ou ataques cibernéticos, é por isso que valorizam esses recursos. O TS-EC1280U realiza backups agendados em dispositivos de armazenamento externo, servidores remotos e na nuvem pública (Amazon S3, Azure, Google Cloud), e também replica volumes via RTRR, rsync ou SnapSync. A interface do sistema QTS facilita a configuração de tarefas de backup, proteção de arquivos com criptografia e o gerenciamento de snapshots. O equipamento também oferece deduplicação, compressão e agendamento de tarefas, economizando espaço e aprimorando a janela de backup. Embora ofereçam muitas opções, usuários que não têm muita experiência podem achar que a curva de aprendizado inicial é um pouco mais acentuada do que o esperado e especialmente em integrações com Active Directory ou com scripts personalizados. No entanto, equipes técnicas bem treinadas conseguem tirar o máximo proveito dos recursos di...
Em cenários que requerem a flexibilidade de executar máquinas virtuais, containers ou aplicações em nuvem, é fundamental que os storages sejam compatíveis com vários hipervisores e suportem APIs modernas. O TS-EC1280U é compatível com VMware vSphere, Microsoft Hyper-V, Citrix XenServer, e oferece integração a snapshots para máquinas virtuais. Com o Virtualization Station e o Container Station, ambos integrados ao QTS, é possível criar, gerenciar e migrar VMs e containers Docker/LXC diretamente na unidade, sem a necessidade de hardware externo. Com a integração à nuvem híbrida, é possível fazer a sincronização automática dos dados com serviços de armazenamento como Dropbox, OneDrive e Google Drive, além da replicação entre filiais através de uma VPN segura. Em nossos testes, a transição para máquinas virtuais e a movimentação de dados entre a nuvem e o armazenamento físico aconteceram de forma suave, sem interrupções visíveis. Essa flexibilidade aumenta o número de aplicações possíveis e diminui o tempo necessário para que as equipes se ajustem a novas solicit...
Empresas em rápido crescimento necessitam de storages que possam acompanhar o aumento do volume de dados. O TS-EC1280U permite a expansão com módulos JBOD (UX-1200U-RP, UX-800U-RP) e oferece opções de upgrade de memória, placas de rede e cache SSD por meio de slots PCIe. Essa arquitetura modular torna a escalabilidade mais fácil e acelera futuros upgrades. Com doze baias hot-swap e um painel frontal que simplifica a troca de discos, além de fontes de alimentação redundantes e ventoinhas também hot-swap, a manutenção em campo pode ser realizada sem a necessidade de desligar o sistema. O design do gabinete 2U maximiza o espaço em racks e proporciona acesso rápido aos componentes internos. Apesar de o peso do equipamento exigir que dois técnicos o instalem fisicamente, a montagem e a configuração inicial do sistema são feitas em poucas horas, mesmo em datacenters muito movimentados. Portanto, a unidade é capaz de lidar com as necessidades presentes e futuras evitando que sejam necessárias migrações complicadas.
Qualquer ambiente que trabalhe com dados sensíveis está constantemente sob a ameaça de vazamentos, acessos não autorizados e invasões externas. O TS-EC1280U protege os dados com a criptografia AES de 256 bits, integração com Active Directory/LDAP, autenticação em dois fatores e personalização de firewalls. O sistema de permissões avançadas (ACLs) permite acessos por usuário, grupo ou pasta e garante que informações críticas fiquem restritas apenas às equipes que precisam delas. O dispositivo continua a manter logs detalhados das atividades, o que simplifica auditorias e investigações de incidentes suspeitos. Ainda existem mecanismos de proteção, atualização regular do firmware e a revisão das políticas de acesso. O NAS rackmount continua a aderir às melhores práticas de segurança.
A avaliação do TS-EC1280U indicou que ele oferece desempenho estável, boa escalabilidade e se integra facilmente a ambientes de virtualização e nuvem. O Intel Xeon lidou bem com vários workloads, e a memória ECC manteve a estabilidade em picos de acesso. O QTS, que é o painel de gerenciamento do QNAP TS-1673U, é bem intuitivo e rico em funcionalidades, mas pode levar um tempo até que usuários sem experiência anterior em storages empresariais se acostumem. A documentação online é abrangente porém precisa de tópicos avançados.. A redundância e a escalabilidade do equipamento se mostraram bastante impressionantes durante os testes. O nível de ruído é aceitável para ambientes de datacenter mas não em escritórios. É importante se atentar ao peso e ao espaço disponível assim como à alimentação elétrica durante a instalação física do equipamento. A manutenção supera os eventuais desafios logísticos. De maneira geral, a experiência com o equipamento foi satisfatória, pois trouxe mais valor ao ecossistema de TI, diminuiu os riscos de falhas e aumentou a proteção dos dados...
Para as empresas que precisam salvaguardar informações vitais contra falhas, ataques ou indisponibilidade, o TS-EC1280U é a solução ideal. De file server a nuvem híbrida, a combinação de alta capacidade, redundância física, desempenho consistente e recursos avançados de backup, replicação e virtualização atende a todas essas necessidades. Com essa padronização, as equipes técnicas conseguem reduzir os riscos de perda de dados, acelerar a recuperação em caso de incidentes e garantir que os processos críticos continuem funcionando. O servidor é uma solução indispensável para empresas que não podem ter interrupções ou falhas nas empresas.